Embrapa renova certificado de excelência da Solocria

Selo PAQLF confirma que a empresa segue padrões rigorosos de qualidade e confiabilidade em suas análises e serviços

Embrapa renova certificado de excelência da Solocria

A análise de solo é uma prática fundamental para o manejo sustentável da agricultura, pois fornece informações essenciais para o uso eficiente de recursos e a maximização da produtividade das lavouras.

Base para qualquer programa de fertilidade bem-sucedido, ela permite que os agricultores conheçam as características químicas, físicas e biológicas do solo e facilita a tomada de decisão sobre o manejo agrícola.

Devido à sua importância, é de extrema necessidade um resultado confiável aos produtores. Uma das formas mais eficientes de aferição da qualidade dos laboratórios é a participação em programas de controle de qualidade, tecnicamente chamados de ensaios de proficiência (EP).

Com o objetivo de comprovar os rigorosos padrões de qualidade e o nível de excelência das suas análises e serviços, a Solocria Laboratório Agropecuário participa de diversos programas. Um deles é o Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (PAQLF), coordenado pela Embrapa Solos.

Criada em 1992, a certificação pelo PAQLF, que dá direito ao uso de um Selo de Qualidade, é um importante marco para os laboratórios de análise de solo. Ela garante que os estabelecimentos aprovados operam com precisão e confiabilidade, o que traz segurança para todo o sistema.

“O selo demonstra a confiabilidade e assegura a qualidade dos serviços oferecidos pelos laboratórios de solos. Como resultado, há um aumento na confiabilidade das recomendações de adubação e calagem, trazendo benefícios imediatos ao meio ambiente e às cadeias produtivas”, disse o Chefe Geral da Embrapa Solos, Daniel Vidal Perez.

Avaliação contínua

A Solocria acaba de ter esse selo renovado pela Embrapa. Para a revalidação do certificado, o PAQLF fornece, a cada ano, um kit com 12 amostras de solo aos laboratórios participantes, para determinações de fertilidade, micronutrientes, além da análise física.

“São quatro rodadas constituídas de 3 amostras cada uma e a gente foi aprovado em todas elas. Passamos em todos os elementos sem erro, nenhum desvio de padrão”, comemorou o engenheiro agrônomo, Igor Cavalcante, responsável técnico do setor de solos da Solocria.

Segundo ele, a certificação é uma das mais importantes para a atuação no Cerrado e confere grande confiabilidade ao trabalho realizado pela empresa.

“Traz confiança porque a gente faz parte desde que o programa foi lançado e nós sempre fomos aprovados. A nossa qualidade se mantém desde sempre”, disse ele.

Os laboratórios avaliados e aprovados dentro dos padrões de excelência do programa adquirem o direito de utilizar o Selo de Qualidade do PAQLF pelo período de um ano.

Tais selos são rastreáveis, únicos em programas desta natureza e possuem itens de segurança que impedem a falsificação ou utilização indevida.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Marcelo Saldanha, coordenador do PAQLF desde 2005, os laboratórios certificados podem optar por apresentar o Selo de Qualidade PAQLF, de forma física, nos laudos de análise de solo, o que dá ainda mais confiabilidade ao processo, uma vez que o laudo é um dos requisitos necessários para o produtor conseguir um financiamento agrícola, por meio do Plano Safra ou do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), por exemplo.

“Com o selo de qualidade o laudo se torna rastreável e fica muito mais difícil falsificá-lo, o que as vezes costuma ser muito comum nesse mercado de análise de solo”, explicou ele.

Os laudos emitidos pela Solocria contam com o selo tanto na versão impressa quanto na digital.

Principais benefícios da certificação

Confiabilidade dos Resultados: Laboratórios certificados pelo PAQLF fornecem resultados de análise de solo confiáveis e precisos, fundamentais para um manejo adequado da fertilidade do solo.

Tomada de decisão: Com resultados precisos, agricultores e técnicos podem tomar decisões mais informadas sobre a aplicação de fertilizantes e corretivos, otimizando a produtividade e a saúde das culturas.

Credibilidade: A certificação confere maior credibilidade ao laboratório, garantindo aos clientes que os serviços prestados seguem padrões de excelência reconhecidos nacionalmente.

Competitividade: Para os laboratórios, possuir a certificação PAQLF pode ser um diferencial competitivo, atraindo clientes que buscam qualidade e precisão em suas análises de solo.

Otimização de recursos: A aplicação precisa de fertilizantes baseada em análises confiáveis resulta em uma utilização mais eficiente dos recursos, reduzindo custos e aumentando a rentabilidade.

Aumento de produtividade: Com informações detalhadas sobre a composição do solo, os agricultores podem adotar práticas de manejo que melhoram a produtividade e a qualidade das lavouras.

Sustentabilidade: A gestão adequada da fertilidade do solo, fundamentada em análises precisas, contribui para a redução dos impactos ambientais negativos associados ao uso excessivo de fertilizantes.

 

Chat WhatsApp